Tem pagode novo na área! Para alegria dos fãs desse que é um dos gêneros mais populares do país, Benzadeus chega com tudo nas plataformas digitais. Apadrinhado pelo Menos é Mais, o grupo que já é muito querido em Brasília, assinou contrato com a Som Livre este ano e acaba de lançar o primeiro grande projeto da carreira, intitulado “Benza em Brasa”.
Também conhecido pela sigla BZD, o Benzadeus foi criado em 2020 e possui cinco integrantes: Magrão (vocalista principal), Vini (reco e voz), Das Sortes (surdo e voz), Neném (pandeiro) e Pedigree (banjo e voz). Em entrevista exclusiva ao EntreMusic Brasil, eles falaram sobre o projeto gravado em Brasília, que possui 14 faixas e conta com participações especiais como Di Propósito, Atitude 67, Menos é Mais, Vitinho e Largo Tudo. Confira na íntegra!
1. O Benzadeus foi criado no fim de 2020. De onde veio a ideia de formar a banda? Como se conheceram?
O idealizador inicial do nosso projeto é o Jorge Farias, do menos é mais, nosso padrinho, irmão e empresário. Por insistência do Nenê e do Pedigre, ele estava dando umas dicas para eles, e foi quando ele viu um potencial nos meninos e decidiu montar uma banda, e resolveu chamar eu e o Vinicius também. Ele via que cada um tinha um forte, complementava o projeto, mas que ainda faltava uma peça e em 2022 veio o Ítalo Magrão, a gente já era muito fã dele e ele chegou para somar no projeto. Assim formou o Benzadeus. Parece que a gente se encontrou, sempre tocamos juntos mas no benza foi um propósito.
2. Como foi criar o grupo em plena pandemia?
Foi muito difícil porque a gente ensaiava bastante, preparava o material mas não podíamos ir para a rua. Então quando a gente começou o projeto, focamos bastante em lapidar o som. Ficamos quase 10 meses ensaiando antes de fazer uma apresentação ali em junho/julho de 2021. Foi um desafio mas ao mesmo tempo tivemos tempo para trabalhar o projeto e não começar de qualquer jeito.
3. Após assinar contrato com a Som Livre em janeiro deste ano, vocês lançaram agora o primeiro grande projeto da carreira – o “Benza em Brasa”. Podem contar um pouco sobre o repertório desse trabalho e como foi gravá-lo?
Benza em Brasa é o trabalho da nossa vida, esse audiovisual conta com regravações, músicas autorais e com participações de grandes artistas. Escolhemos músicas que tem haver com a nossa história de vida e também com a identidade musical do grupo, contamos com 5 músicas autorias, sendo 4 delas com participação de artistas como Menos é Mais, Di Propósito, Atitude 67, Vitinho e uma regravação com nossos irmãos do Largo Tudo. Já a música “Ficar pra quê?” é a quinta música e a canção de trabalho do grupo. Para complementar o trabalho, escolhemos regravar sucessos como “Sinais” do Sorriso Maroto e “Adivinha” de Os Travessos, entre outras faixas que gostamos bastante.
4. O novo projeto conta com participações de Menos É Mais, Di Propósito, Atitude 67, Largo Tudo e Vitinho. Como foi pra vocês já começar com o “pé direito”, cantando com grandes nomes?
Para nós está sendo algo extraordinário poder contar o início da história do Benzadeus já com esses grandes nomes do Samba, hoje temos a honra de chamar de amigos os nossos ídolos, cantamos e contamos histórias juntos com eles. Outra alegria é poder ter por perto os amigos que se tornaram ídolos não só pra gente, mas para todo o Brasil que é o caso do Menos é Mais e do Di Propósito, ou seja, estamos sem palavras com tudo que está acontecendo na nossa carreira e de fato sabemos que começamos com o pé direito, o que é uma responsabilidade muito grande.
5. Quais as maiores referências para vocês no pagode?
O estilo reverente do Benzadeus se dá por conta de suas diversas referências musicais, essas influências passam tanto por identidades vocais e de grupos, mas também com as histórias registradas por grandes instrumentistas. Sem sombra de dúvida os grupos Exaltasamba, Sorriso Maroto, Revelação e o Menos é Mais são uma das maiores referências do grupo. Péricles possui uma grande influência para o cantor do grupo(Magrão).
Como instrumentistas, podemos citar Nenê Brown, Gordinho do Surdo, Chiclete e Flavinho Miúdo como referências para o grupo.
Confira os sucessos de Benzadeus na nossa playlist