sexta-feira, novembro 22, 2024
spot_img

Exclusiva: Conheça Nat Guareschi, ex-jogadora de futebol que compôs mais de 200 músicas na BMG

Ela conta ao Entremusic sobre a participação no juri do “Canta Comigo”, a familiaridade com o futebol e o início na música

Talvez você reconheça a Nat Guareschi pela sua participação no juri do programa Canta Comigo, da rede Record. Ela recebeu o convite em 2020 e não pensou duas vezes para aceitar, pois se interessou instantaneamente com o formato que lhe rendeu ótimas experiências. “Me encantei logo de cara só pelo fato de saber que assistiria a várias apresentações musicais em um único dia. Não imaginava como esse programa me faria crescer!”, conta. 

A sua ligação com o universo da música começou muito cedo, ela cresceu ouvindo o avô cantando as modas de viola e aprendia as canções com a sua mãe. Entre os momentos familiares, algo inusitado aconteceu. Foi a partir do nascimento da sua irmã que também nasceu a Nat Guareschi compositora. “Minha mãe me ensinava várias músicas e me filmava cantando. Fui filha única por 10 anos e quando a minha irmã chegou eu comecei a fazer ela dormir cantando as músicas que aprendi com a minha mãe. Mas logo enjoei e foi assim que descobri que podia criar canções”, revela Nat. 

O futebol marcou a sua vida e ela aprendeu assistindo o seu pai jogando. Embora não tenha se profissionalizado, Nat Guareschi conta que aprendeu coisas que leva para a vida toda. No entanto, o que realmente marcou a sua carreira são os gols no universo musical. Ela já possui mais de 200 composições no acervo da editora BMG e estreou a canção “Seu Varal” na primeira série brasileira do Disney +. Em entrevista exclusiva ao Entremusic, Nat conta sobre como foi essa experiência, como recebeu a notícia da seleção e muito mais. Confira!

  • Nat, quando e como você recebeu o convite para participar do júri do programa Canta Comigo (Record)? Pode contar pra gente como surgiu essa oportunidade?

Recebi o convite em 2020 através da minha assessora Silvana Moreto. Ela me apresentou o formato e me encantei logo de cara só pelo fato de saber que assistiria a várias apresentações musicais em um único dia. Não imaginava como esse programa me faria crescer!

  • Você tem mais de 200 composições no acervo da editora BMG. De onde surgiu a vontade de compor? Quais as suas maiores referências?

Eu cresci no interior ouvindo muitas modas de viola. Meu avô que era pedreiro vivia cantarolando cantigas pelos cantos. E minha mãe me ensinava várias músicas e me filmava cantando. Esse foi o meu primeiro contato com a música. Fui filha única por 10 anos, mas pedia muito aos meus pais uma irmã. Quando minha irmã chegou comecei a fazer ela dormir cantando as músicas que tinha aprendido com a minha mãe, mas logo enjoei das mesmas músicas e passei então a inventar novas. Foi assim que descobri que eu podia criar canções. Junto com a nascimento da minha irmã nascia também a Nat compositora.

  • Você também foi jogadora de futebol. Você sempre praticou o esporte desde criança? Quais os melhores momentos da sua carreira como atleta?

Eu sempre digo que o futebol foi um grande melhor amigo. Meu pai sempre amou futebol e eu ia todo domingo o ver jogar no time dele, o Mistura F.C. Aprendi muito assistindo meu pai jogar. Chegava em casa e ficava treinando no quintal tentando reproduzir as jogadas que tinha visto. Não cheguei a me profissionalizar porque naquela época era muito difícil encontrar espaço para o futebol feminino. Mas aprendi muitas coisas com o futebol que levo pra vida!

  • A sua música “Seu Varal” entrou na primeira série brasileira do Disney +. Como você recebeu a notícia que teria uma canção na trilha sonora? Poderia contar pra gente sobre o processo de criação da música?

“Seu Varal” foi lançada em 2018. Eu a compus sozinha em um dia nostálgico. As pessoas conhecem meu lado bem-humorado em algumas letras, mas nessa canção mostro meu lado poético. “Seu Varal” fala sobre o tempo, existe um tempo certo pra tudo nessa vida…e eu aprendi sobre isso com a minha mãe que sempre me aconselha “Calma, tudo tem seu tempo”. Eu nasci no interior, em uma cidade onde o sol era bem mais quente que o normal. Minha mãe lavava as roupas e pendurava no varal. Eu quando criança olhava para aquelas peças molhadas estendidas em um fio e achava mágico como depois de algum tempo todas elas estavam sequinhas graças ao trabalho do sol e do tempo. É assim com os nossos sentimentos também. É preciso esperar o tempo cicatrizar certas feridas, é preciso esperar a chuva passar pra molhar e o sol esquentar pra secar. E com o tempo a gente aprende a ver a beleza nesse varal da vida.

Quando recebi a notícia eu estava compondo. Meu manager, Victor, me mandou uma mensagem dizendo que tinha chegado um e-mail da BMG que iria me deixar muito feliz. Larguei o violão de lado na mesma hora pra ver. Quando terminei de ler o e-mail fiquei ainda uns minutos olhando pra tela do computador sem acreditar.

Na época minha editora me pediu pra guardar segredo e não divulgar, então ainda tive que comemorar em silêncio durante um tempo. Mas assim que a série foi estreada eu saí gritando aos quatro cantos como quem comemora uma goleada.

Deixe um recado para os leitores do EntreMusic!

<3 Um super beijo com muito carinho a todos os leitores do EntreMusic e um restinho de ano repleto de muita música e saúde a todos!


Acompanhe o EntreMusic Brasil também nas Redes Sociais:

@EntreMusicBrasil no Instagram
@EntreMusicBr no Twitter
@EntreMusicBrasil no Facebook
@EntreMusicBrasil no Tik Tok
Inscreva-se no nosso canal do Youtube
Siga as nossas Playlist no Spotify e na Deezer 

Comments

comments

Conteúdo Relacionado

Siga

12,826FãsCurtir
58,254SeguidoresSeguir
1,400SeguidoresSeguir
- Advertisement -spot_img

Mais Recentes

error: Conteúdo Protegido!!