Uma das maiores referências da internet quando o assunto é humor e cotidiano, Rafa Uccman se consagrou como um dos principais influenciadores digitais do país.
Com mais de 10 milhões de seguidores só no Instagram; ele também faz sucesso no Youtube. Em 2022, criou o “PocCast” ao lado do amigo e também influenciador digital Lucas Guedez. Juntos, eles entrevistaram grandes nomes do entretenimento brasileiro para o canal que já soma mais de 680 mil inscritos.
Nós, do EntreMusic Brasil, entrevistamos Rafa Uccman, que contou tudo sobre a sua trajetória na internet e curiosidades da vida como modelo e apresentador. Confira o bate-papo na íntegra:
Rafa, você é um dos maiores influenciadores do país. Quando a internet, de fato, mudou a sua vida?
A internet de fato mudou muito a minha vida! Eu comecei a perceber que era trabalho assim que vi que conseguia comprar as coisas para a minha família, me sustentar e fazer da internet uma fonte de renda.
Você também é conhecido por seus looks sempre impecáveis. Quais são as suas principais referências quando o assunto é moda?
Na verdade, não tenho uma grande referência de moda. Eu gosto de usar coisas que eu me sinta bem, mas de referência da internet, eu uso muito o Pinterest. Tem umas coisas legais que conseguimos levar para uma costureira e fazer parecidíssimo! Também acompanho bastante as Kardashians e algumas amigas minhas que são influenciadoras. Eu costumo ver o que está sendo usado e também com o que eu me identifico, porque nem sempre gosto do que está na moda. Acho que moda é você gostar e ousar!
Você também já atuou como modelo e, mais recentemente, como apresentador de podcast. Qual dessas atividades você gosta mais de desempenhar? Algo que você pense: nasci pra fazer isso!
Acho que não tem uma que eu goste mais… Trabalhar como modelo me tira da zona de conforto, porque não é uma atividade que eu faço com recorrência. O podcast, eu amo, porque consigo resgatar tudo que eu aprendi na faculdade de jornalismo e estou ali todos os dias aprendendo com pessoas novas, ouvindo tudo que elas têm para falar. O exercício de ouvir é uma delícia e agora também estou estudando. Estou fazendo o curso do Wolf Maya, voltado para televisão, cinema e musical. Acho que nós temos que estar sempre circulando! Não tem como escolher uma que eu goste mais, sou geminiano, uma das pessoas mais versáteis do mundo e amo fazer de tudo um pouco.
Fora das lentes, você já pensou em seguir outra carreira?
Nunca pensei em seguir outra carreira! Eu sempre soube que, se eu ia dar certo em alguma parte da minha vida, seria essa na frente das lentes. Eu não sabia como nem com o que, mas no fundo sabia que alguma coisa boa ia acontecer e acabou acontecendo. Tanto que desde criança eu fiz teatro e a minha faculdade foi jornalismo. Sempre gostei e tinha um feeling que meu caminho era esse.
Conta um pouquinho pra gente sobre o sucesso do PocCast?
O PocCast é o nosso bebezinho, que fez um ano agora! A gente ama muito, eu me juntei com um amigo muito especial, que é o Lucas. A gente tinha muito contato, aí eu falei ‘Lucas, por que a gente não aproveita os nossos contatos, já que nós somos amigos de tantas pessoas e falamos com tanta gente, para levar isso para uma mesa?’, aí acabou surgindo o podcast e estamos aí!
Vocês já entrevistaram grandes nomes do entretenimento nacional. Até agora, qual personalidade te marcou mais, no PocCast?
Acho que todas as personalidades que passaram pelo podcast deixaram um pouquinho delas com a gente! Duas pessoas muito marcantes, que lembro que amei muito, foram a Carolina Dieckmann e a doutora Ana Beatriz Barros, que eu aprendi muito, ela é uma psiquiatra ótima e entra no mundo dela de um jeito muito coloquial e bonito, então você fica interessado em ouvir! Gostei da Márcia Sensitiva, que mistura humor, astrologia e dá umas dicas que eu amei. Todo mundo que passou por ali deixou um pedacinho deles com a gente e isso é muito incrível.
Conta pra gente algum episódio curioso que aconteceu durante o PocCast?
Como gravamos os podcasts fora do horário comercial, vira e mexe acontece de ter gente com uma furadeira ou martelando ali do lado. Às vezes estamos conversando e os alarmes de segurança são acionados ou algo assim, mas não lembro de nada curioso ou muito atípico.
Deixe um recado para os leitores do EntreMusic Brasil.
Quero agradecer a vocês por terem tirado um tempinho para saberem mais sobre mim – e muito obrigada ao EntreMusic pelo espaço! Convido vocês a conferirem o PocCast e me acompanharem nas redes sociais, onde compartilho um pouco mais do meu dia a dia.