Março é marcado como o mês da mulher, e em homenagem à luta feminina, a cantora Iza Sabino traz ao público a música “As Preta Primeiro”. Em busca de dar voz a igualdade e reconhecimento, com foco na beleza e resiliência das mulheres negras, o convite se estendeu a MC Luanna, que é uma das inspirações da artista.
A canção é a primeira do quarto álbum da mineira, que está na cena do hip hop desde 2014. Seu primeiro projeto nomeado de “Glória” foi lançado em 2020, com produção de Coyote Beatz e participações de Tasha, Tracie, Bivolt. Com o sucesso, a mineira apresentou ao público o EP “Trono de Vidro”, em 2021. Este, com colaborações de diversos artistas, incluindo N.I.N.A., The Shary, Mc Laranjinha, Mc Anjinho, Pejota, SMU e MC Anjim, com produção de VHOOR e D.AN.V.
Em 2023, a cantora lançou o EP “Amar Dói”, composto por quatro faixas. Além das gravações, Iza Sabino se destaca como beatmaker e produtora musical; tendo colaborado com artistas como Paige, Laura Sette, Malia e outros no cenário nacional.
Em entrevista ao EntreMusic Brasil, ela conta quais foram suas inspirações e o que vem de novo para este ano. Confira:
Qual é a inspiração por trás da sua nova música que será lançada no Dia Internacional da Mulher?
A inspiração é a necessidade de falar sobre não esperar de alguém para conquistar as coisas, e as mulheres, principalmente no rap são muito invisibilizadas.
Iza como você acredita que sua música contribui para o empoderamento das mulheres, especialmente das mulheres negras LGBTQIAPN+?
Acho que contribui porque eu falo coisas que as pessoas se identificam, e veem que não só elas que esbarram com situações de discriminação. E não só o publico LGBTQIAPN+, mas que as pessoas se conscientizem sobre os espaços que estamos conquistando como mulheres pretas.
Quais desafios você enfrentou durante o processo de criação e produção da nova música?
O maior desafio foi ter coragem de falar o que precisa ser dito. A decisão de falar sobre isso em si
Como você vê o papel do hiphop na cultura brasileira contemporânea, especialmente em relação à representatividade e diversidade?
A cada dia evoluindo, mas ainda é um cenário de muita invisibilidade de artistas. O hip-hop ainda é dominado por homens e estamos fazendo com que isso mude e sejamos cada vez mais vistas e representadas.
Que mensagem você espera transmitir com essa nova música, tanto para seus fãs quanto para o público em geral?
Espero transmitir uma mensagem de coragem, empoderamento, compreensão e força. Quero que as pessoas tenham cada vez mais amor proprio
Como foi trabalhar com a MC Luanna nesse novo single?
Foi incrível, a MC Luanna é uma artista que eu admiro. Ela aceitar o convite para esse trabalho foi muito especial para a minha carreira.
Pode dar um spoiler dos seus próximos trabalhos?
Sim, em abril vou lançar meu álbum “Grande” em todas as plataformas digitais. Com feats incríveis e muita versatilidade nas musicas