O cantor, compositor e Multi-instrumentista, Marquinhos Amaral traz uma grande variedade de ritmos e estilos para o seu som autoral. Nascido em Bauru, o artista sonha em viver da música desde os 9 anos e já esteve envido em diversos gêneros, como Rock, MPB e pagode.
Seu primeiro trabalho autoral ganhou o mundo em 2020, quando lançou “Aquele Som”, que abriu caminho para os demais álbuns. Inclusive, o single mais recente, “O Mar e Ela”, chegou às principais plataformas de música no início de agosto e veio recheado de influências, como afrobeat, funk e trap. Em entrevista ao EntreMusic Brasil, ele compartilha detalhes do novo lançamento e curiosidades da carreira! Confira:
Mixdgroove, você é conhecido como “a banda de um homem só”, uma vez que além de cantor e compositor, você também é multi-instrumentista. Conta pra gente como surgiu o seu amor pela música?
O Amor veio príncipalmente através da minha família, meus pais sempre tiveram contato com a música, meu pai, tocava em bailes de carnaval com meu tio e minha vó tocava violão. Minha vó materna também tocava violão, cavaquinho, teclado e minha mãe cantava no coral. Toquei com meus pais por uns 10 anos na igreja. Ai nos dois lados da família, os primos tinham bandas, do lado do meu pai profissionalmente e do lado da mãe mais como hobbie. Na escola também tive a sorte de ter esse contato muito forte por estudar numa escola com a pedagogia waldorf, onde as artes tem uma importância muito grande. Tive uma banda com os amigos quando tinha 15 anos. Estava cercado pela música, não tive como escapar, e agradeço muito por isso, tudo fez eu me apaixonar!
Qual foi o primeiro instrumento que você aprendeu a tocar?
Meu primeiro instrumento que não era tão brinquedo assim, foi uma bateria pra criança por volta de 8 anos!
O seu primeiro trabalho autoral veio em dezembro de 2020, com “Aquele Som”. Em 2022 veio o álbum inicial da carreira, o “Aconteceu”. Conta pra gente sobre esses primeiros projetos? Em que momento aconteceu a grande virada da sua carreira?
Eu sempre tive vontade de ter um trabalho autoral desde a banda na escola, ao longo da jornada na música essa vontade foi crescendo e tambem fui percebendo cada vez mais a importância disso, porém com a correria de estar acompanhando outros artistas não conseguia parar pra realmente desenvolver. Quando veio a pandemia foi o momento que tive pra tirar o projeto da gaveta e fazer acontecer, dai vem o nome do álbum, “Aconteceu “.
A música “O Mar e Ela”, com o Allazka Beats, já está disponível em todos os aplicativos. Como foi esse encontro musical?
Conheci Allazka trabalhando com o Gaab, onde eu sou músico sideman tocando guitarra e ele é técnico de som. Nós estamos juntos praticamente todo final de semana trabalhando, e a gente ouve muita música, troca ideia sobre referências e já planejavamos produzir algo juntos. Foi então que o pessoal do Soho Sessions – uma jam session, e a little glass – uma gravadora do Rio de Janeiro, lançaram uma campanha pra lançar uma música com um feat, e nós fomos escolhidos, foi a ocasião ideal pra por fim a gente fazer nossa música juntos.
O que podemos esperar para os próximos meses? Rola um spoiler?
Antes mesmo de rolar essa campanha a Mixdgroove já estava em estúdio, pretendendo lançar no segundo semestre, inclusive com o Allazka fazendo a captacão do áudio, mixagem e masterizacao das músicas, daí surgiu a campanha e nós acabamos lançando essa faixa que seria sozinha primeiro. Agora, a partir de setembro vem mais 5 faixas da Mixdgroove, não vejo a hora!!
Diga 5 curiosidades que o público ainda não sabe sobre você.
1 – Eu costumava ouvir heavy metal instrumental para dormir (as vezes acordava assustado haha);
2 – A minha primeira banda que eu tive na adolescência era de rock e cover de system of a down, chamava-se Khaos;
3 – A primeiro show da minha vida foi em um aniversário no qual eu não conhecia a aniversariante;
4 – Se não fosse músico queria ser psicólogo ou arquiteto;
5 – Gosto muito de todos os esportes, faço natação desde cedo, já treinei handball e vôlei!
Deixe um recado para os leitores do EntreMusic Brasil!
Muito obrigado por acompanhar essa entrevista, seja bem vindo ao universo da Mixdgroove e espero que goste do que ouvir!!