Ron Perlman é um ator, produtor executivo e produtor americano conhecido por seus papéis marcantes em filmes e séries de TV, incluindo Hellboy e Sons of Anarchy. Nascido em Nova York em 1950, Perlman é do signo de Áries e tem 72 anos de idade.
Além de sua atuação, Perlman é conhecido por ter uma série de hobbies interessantes, como o golfe e o jazz. Ele também é ambidestro e torce pelo time de beisebol New York Yankees. Embora tenha tentado fazer stand-up comedy, ele não conseguiu muita notoriedade.
A voz grossa de Perlman é uma de suas marcas registradas e garantiu para ele muitas dublagens e locuções. Ele casou-se com Opal Perlman em fevereiro de 1981 e teve dois filhos: Blake Perlman (1984) e Brandon Avery Perlman (1990).
Um de seus filmes favoritos é O Indomável – Assim é Minha Vida (1994). Mas o papel que o levou à fama foi o de Hellboy (2004), onde interpretou o gigante vermelho. Apesar de os estúdios quererem um nome como o de Vin Diesel para o papel, o criador do personagem e o diretor insistiram em Perlman. Ele leu todas as revistas e malhava três horas por dia, de cinco a sete dias por semana, para se preparar para o papel. Durante a cena do metrô em que pula de um trem para o outro, Perlman quebrou uma das costelas.
Perlman estreou na televisão em 1979 em dois episódios da série Ryan’s Hope e, em 1981, foi a vez de A Guerra do Fogo, o seu primeiro longa chegar aos cinemas. Ele ainda fez diversos papéis de não humanos ou humanos com algum tipo de deformação, em filmes como A Bela e A Fera (1987), Blade 2 (2002) e Hellboy 2 – O Exército Dourado (2008).
Em Sons of Anarchy (2008), Perlman interpretou Clay Morrow, um dos personagens principais da série. Ele também teve um papel de destaque na série Caçadores de Trolls (2016).
Além de sua carreira na atuação, Perlman fundou uma produtora chamada Wing and a Prayer em 2010. Com tantos feitos, Ron Perlman é sem dúvida um dos atores mais versáteis e talentosos de Hollywood.